Skip to main content
apará cafés especiaisnovidades
apará cafés especiaisnovidades

Apará adere aos Princípios de Empoderamento das Mulheres

by Apará Cafés Especiais

A Apará acaba de dar mais um passo frente ao seu compromisso de continuamente expandir a participação das mulheres em todos os níveis do sistema agroalimentar: nós somos signatários dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women’s Empowerment Principles, em inglês), uma plataforma do Pacto Global da ONU e da ONU Mulheres com recomendações para o avanço da igualdade de gênero e empoderamento da mulher em práticas de negócios.

Ao aderir aos WEPs, a Apará garante que os seus objetivos e atividades estão de acordo com o desejo de dar suporte à igualdade de gênero em nossa companhia, nas famílias de nossa comunidade e na cadeia de valor na qual participamos. A Apará trabalha para dar visibilidade às mulheres no café e quer engajar a nossa indústria em promover pagamento igualitário para atividades de igual valor, práticas ao longo da cadeia de suprimento que impactem positivamente a questão de gênero e tolerância zero para assédio sexual no ambiente de trabalho.

A WEPs oferece um direcionamento para corporações entregarem resultados no que tange à dimensão de igualdade de gênero da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A plataforma guia os signatários em uma jornada para implementar sete princípios: Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível; Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação; Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa; Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing; Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Miriam Aguiar, nossa CEO e atual presidente do capítulo brasileiro da Aliança Internacional das Mulheres no Café (IWCA) foi mencionada pela ONU Mulheres no Brasil como uma das lideranças que apoiam a agenda da WEPs.
https://www.instagram.com/p/CNdEJDQisHO/?igshid=cm874hu17it1

Para nós é uma honra nos juntarmos a essa rede colaborativa de atores e participar ativamente no diálogo sobre como avançar na plena participação das mulheres na economia.

Saiba mais sobre os WEPs e porque Igualdade Significa Negócios aqui (em inglês).

Leave a Reply